quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Usuário Problema



Sou da época que ficava o tempo todo reclamando do usuário, sim, aquele que insiste em instalar programinhas impróprios no computador e quando da pau, aciona o helpdesk e jura de pé junto que não foi ele, "Olha já estava aí no desktop quando liguei o computador". E isso acontece várias vezes.

Bom, hoje como gestor de TI, com o aprendizado do dia a dia, encontrei uma definição que me tranquilizou: A organização é meu cliente.

Mas que caroço esse cliente diriam alguns. Tenho que atendê-lo bem e aguentar suas rebeldias!!

É verdade, mas como prestador de serviço dele, tenho que fazê-lo enxergar que os seus funcionários não estão usando bem os recursos disponíveis.
O desafio é conscientizar o usuário que se ele instala um software não-autorizado que pode causar vulnerabilidades e algum desocupado invadir a empresa e destruir informações (atualmente o maior ativo) compromete a marca da empresa no mercado e o confortável emprego que deixa ele jogar Counter Strike durante o expediente pode ir pro ralo.

Uma bem definida Política de Segurança e Privacidade ajudam neste caso. Podemos também usar recursos tecnológicos, como um sistema que não dê poder aos usuários de instalar programas, e mais, limitem o Sistema Operacional a mostrar apenas os recursos que ele precisa para TRABALHAR. Além de um Proxy, para bloquear certos sites "educativos".

Aqui onde trabalho temos a PEC, Política Eletrônica Corporativa onde cada colaborador assina ao ser admitido. Em breve teremos uma Política de Segurança mais abrangente.

Prosseguirei com o assunto no próximo post. Isso dá pano pra manga!!!

Abs.

2 comentários:

Anônimo disse...

E isso ai Ricardo você esta certo, hoje um dos grandes problemas das empresas e do pessoal de TI da mesma é fazer com que seus funcionarios(usuario) utilizem a grande rede(internet) e intranet da empresa de forma apropriada ou seja, a incrementar na tarefa do dia-a-dia, e não utilizar para coisa que possa comprometer a empresa e a sua vida profissional já que muitas pessoas são demitidas de suas empresas por não entrarem nas regras, e muitas empresas perdem milhoes(U$) simplismente por falta de segurança na area de TI e treinamentos para seus funcionarios se adequarem ao trabalho,mais tudo isso fica claro que enquanto as empresas também não der condições de trabalho confortavel, seus funcionarios farão de tudo para quebrar as regras da empresa, e se os funcionarios não entenderem que os unicos prejudicados são eles mesmo a coisa não vai mudar, mais muitos esquecem que hoje passamos a maior parte do tempo em nossos trabalhos ou seja deverias ter um minimo de conforto, então acredito que a medida certa para a empresa e para funcionarios e fazer com que todos vão ao encontro de um unico objetivo, Sucesso, Conforto, Bem estar etc...

Ricardo Pernambuco disse...

Muito feliz o seu comentário sobre que passamos a maior parte de nossas vidas no trabalho.
É um desafio aliar Segurança com facilidade de uso e um pouco de Liberdade. Temos que ponderar sobre isto, pois afinal, como muitas vezes a nossa casa acaba sendo uma extensão do escritório (e olha que eu sei bem disso!!)o inverso também seria interessante acontecer, mas com regras bem claras para ambas as partes, pra ninguém chorar depois.

Abs.