segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Olhando sempre para o futuro


Estou neste momento captando o máximo de informação pois estou com alguns projetos na cabeça que comecei a colocar em prática. A mais ambiciosa e desafiadora da minha carreira até então: Desenvolver um PDI (Plano Diretor de Informática), para alguns Planejamento Estratégico de TI. O meu será muito bem detalhado.

Prefiro PDI, pois na minha opinião, reflete mais a visão de estar totalmente voltado para os objetivos do negócio, não somente tecnologia. É mais amplo.

Estou olhando para o futuro da empresa. Fazê-la reduzir custos e ganhar mais produtividade através da TI. A TI deve parar de ser enxergada como centro de custo e sim como estratégica.

Por isso, pretendo com esta ação, nortear a organização a curto (1 ano), médio (3 anos) e longo prazo (5 anos), no sentido de utilizar a tecnologia de maneira estratégica, não somente por ser obrigado e por que todo mundo utiliza.

Para isto a TI deve estar 100% alinhada ao Planejamento Estratégico da organização, pois é através dele que os investimentos serão analisados, viabilizados e liberados. Se não estiver em conformidade com o que a organização pensa em relação ao negócio, não adianta espernear e tentar convencer a liderança a investir, o projeto é engavetado.

Vou me alicerçar por enquanto em Cobit, ITIL e ISO, pois estes são comprovadamente eficientes e eficazes na Governança de TI.

Estou tendo várias disciplinas este semestre que me ajudarão neste projeto, além de pessoas competentes no meu trabalho que vou "sugar" um pouquinho.

Que Deus me ajude!!

Abs.

Nenhum comentário: