sexta-feira, 11 de julho de 2008

Como escolher um ERP – Parte I


Algumas experiências que temos na carreira são extremamente positivas que queremos compartilhar e quem sabe proporcionar a nossos pares situação semelhante.
Felizmente amigos, até fui convidado para dar palestra sobre o assunto. Vejam só!!

Como principal objetivo deste excelente canal de comunicação, venho compartilhar minha experiência de sucesso em um processo de seleção de ERP, que convenhamos, é um tremendo desafio. Entretanto as informações aqui compartilhadas servem para qualquer sistema, não somente os ERP´s da vida.

Vale ressaltar, que atualmente existem diversas soluções muito boas disponíveis no mercado.

Por onde começar? O que perguntar? O que avaliar? O que medir? Preço é importante? Estas são algumas das perguntas mais comuns.

O tamanho de sua empresa e principalmente os processos de negócios, irão determinar o nível de detalhamento da seleção.

O que vou propor aqui não são verdades absolutas (mas funcionou pra mim!) e é apenas uma síntese do caminho a percorrer.

Irei dividir este tema em 3 posts para um melhor entendimento e reflexão posterior. Ao longo da semana postarei os demais.

Parte I – Introdução
Parte 2 – Organização do Projeto
Parte 3 – Implementação.


INTRODUÇÃO

Resumidamente, o sucesso da implementação de um pacote de software depende da identificação dos requisitos da empresa, das expectativas dos usuários e do custo/benefício da solução selecionada.


Relação Custo X Benefício

O ERP custa pouco ou muito?
Na maioria das vezes esta é a primeira pergunta feita pelos executivos das empresas sem considerar os benefícios que o software poderá gerar. O ERP seguramente será a principal ferramenta de gestão da empresa, e sua implementação deve ser considerada um investimento e não um custo.


Cuidado!!

Mais que uma mudança de tecnologia, a adoção de um sistema de gestão empresarial implica em um processo de transformação organizacional que merece muita atenção e cuidados.

A escolha deve estar alinhada com a direção que a organização quer seguir nos próximos anos (Planejamento Estratégico).


O sucesso da implementação de um ERP precisa de:

1. Alinhamento entre o sistema, a cultura e os objetivos de negócios da empresa;

2. Articulação dos objetivos do projeto com as expectativas de mudança da organização;

3. Um projeto bem gerenciado, com esquema "azeitado" de comunicação;

4. Comprometimento da alta administração e dos proprietários dos processos envolvidos;

5. Compreensão dos usuários quanto às necessidades de mudanças e suas razões.


Comentários serão muito bem vindos para a troca de experiências.

Nos próximos dias postarei a parte 2.

Grande abraço!!

Ricardo Pernambuco

4 comentários:

Anônimo disse...

é um tema bastante importante, de facto. o modelo de seleção dos projectos deve ser muito cuidadoso e monitorizado. estou a lançar uma série de artigos no meu blog sobre o assunto em http://jpereira.eu/

Além disso, o envolvimento dos utilizadores desde o ínicio é fundamental. uma eficaz gestão de stakeholders é vital para o sucesso de um projecto desta envergadura. o projecto deve ser iterativo para perceber os potenciais problemas logo de inicio. Seleccionar poucos objectivos para a primeira iteração e implementa-los assegura que feedback é recebido mais cedo e permite envolver rapidamente todos os utilizadores que lhes vai dar a sensação que o projecto é deles e para eles.

saudações e fico à espera das outras duas partes

Ricardo Pernambuco disse...

Caro João,

Seja muito bem vindo!!

Realmente, a decisão na escolha de um sistema deve ser realizada envolvendo os stakeholders. Este é um processo de baixo pra cima, pois quando vem de cima pra baixo a decisão, problemas de envolvimento e comprometimento no projeto por parte dos colaboradores veem à tona. Afinal, o operacional será o pricipal utilizador, deixá-los fora deste processo será desgastante no futuro.

Me avise da publicação de seus artigos.

Obrigado pela colaboração.

Forte abraço.

Ricardo Pernambuco.

Antonio Golitsyn disse...

Ouvi falar de uma empresa chamda Capstan Research (www.capstanresearch.com) que auxilia no processo de escolha. Eles tem análises do mercado e oferecem relatórios gratuitamente. Boa opção para auxiliar na procura.

Edson Soares disse...

O http://www.guiadoerp.com.br é um mapa gratuito da indústria de ERP no Brasil. Recomendo.