sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Mobilidade Corporativa

Tenho visto nos últimos tempos e lido, sobre uma evolução acentuada de organizações que promovem a mobilidade corporativa.

Em tempos de aplicações Web-based é difícil não trabalhar mais um pouquinho de noite, antes de dormir ou simplesmente enquanto navegamos na web com o laptop no sofá ou na beira da piscina (para os mais privilegiados).

A minha esposa pelo menos, reclama (quase sempre e com razão) quando estou na web e esqueço do tempo.
Sempre gosto de comentar ou escrever algo sobre este assunto: Até que ponto é benéfico estender as atividades do trabalho pela facilidade que as aplicações Web-based proporcionam?
Dependem de cada um equilibrar as coisas (e de quanto o chefe está no pé para entregar as coisas).

Eu como principal mantenedor do ERP onde trabalho e pelo sistema ser Web, fico tentado a acessá-lo quase que todas noites em casa para saber se está tudo em ordem e evitar encontrar surpresas no dia seguinte pela manhã. Qualquer probleminha posso resolver de casa mesmo pela rede Wireless que tenho. Possuo VPN, acesso a outros servidores, etc.

Muitos usuários que ficavam até bem mais tarde aqui na empresa, agora eles vão para casa, tomam banho, jantam com a família e terminam o que precisam entregar no dia seguinte.

Logo de cara vejo 3 benefícios simples:
1) Economia de energia, pois evita-se luzes acesas, computadores e ar-condicionados ligados até bem mais tarde.
2) Segurança. Em tempos de muita violência, o colaborador sai muito tarde da empresa e muitas vezes caminha sozinho até seu carro e pode ser surpreendido.
3) Produtividade. Sim, isso mesmo! A pessoa em casa com a cabeça mais tranquila tende a desenvolver melhor o trabalho e evita-se as interrupções que muitas vezes ocorrem se você ficar no escritório.

Nenhum comentário: