sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Com canudo ou sem?



Você analisa vagas para a área de TI e encontra diversas oportunidades interessantes. Com a economia favorável o mercado está aquecido e percebe-se uma ligeira alta nos salários oferecidos aos profissionais.

Nas vagas analisadas você percebe que se encaixa no perfil na maioria das competências, entretanto em uma delas, você está fora e é importante critério de escolha nas empresas de tecnologia: formação superior. Você desanima e percebe que poderia contribuir muito com a empresa pois suas competências técnicas são elevadas e direcionada para a necessidade da empresa.

É bonito não é, ter no currículo que tem formação superior? Também acho! Passa credibilidade e mostra que você tem preocupação com sua formação e carreira no longo prazo.

Mas calma! Não corte os pulsos, isto está mudando. Muitas empresas estão atentas a esta realidade e estão mudando suas políticas de RH para não perder profissionais competentes que se especializaram em tecnologias recentes, investiram em certificações e treinamentos.

Esta nova realidade tem um motivo: A desatualização dos cursos superiores de tecnologia, pois não conseguem acompanhar as constantes mudanças do mercado e estão muito distantes das empresas que demandam o pessoal que sai da universidade no sentido de entender as reais necessidades destas empresas na contratação de um recém-formado. Resumindo, segundo as empresas, na universidade o aluno aprende muita teoria e métodos, mas falta prática e atualização em tecnologias recentes como mencionei. Para elas a formação superior ainda é muito importante para cargos de gerentes, arquiteto de soluções e especialistas em sistemas.

Muitas empresas possuem programas de treinamento internos para qualificar os formandos em algumas carências como gestão de projetos, negociação e falta de domínio do idioma inglês.

Obviamente que a formação superior é importantíssima e lhe abre a visão para todo o ecossitema de TI mas não lhe prepara para a especialização que o mercado procura, neste aspecto aí que entra a pós-graduação, MBA ou dependendo do cargo, as certificações e treinamentos técnicos.

O que as empresas tem valorizado bastante é o CONHECIMENTO independente de como você o adquiriu. Se seu conhecimento está dentro da área de atuação, ou seja, do core business, que traz dinheiro pra organização eles te contratam. Parabéns para estas empresas!! Enxergaram que o conhecimento direcionado para os seus objetivos vale mais que um diploma de universidade.

Tenho formação superior em TI, mas sempre me atualizei e investi em treinamentos e certificações ao longo da carreira que me permitiram aproveitar oportunidades importantes. No meu ponto de vista vale até aquele cursinho pela web gratuito que fiz algumas vezes, como disse o que vale é o conhecimento e as empresas têem valorizado isto.

Mas cuidado!! Não basta falar que conhece, tem que comprovar e para isso as empresas tem os seus métodos para descobrir.

Tenho um caso muito diferente e até engraçado para exemplificar esta nova realidade.

Atualmente eu trabalho com consultoria e tenho um colega que também é consultor. Por incrível que pareça antes de atuar como consultor ele era açougueiro, tinha um pequeno açougue (pode rir!! eu também ri quando ele falou!!). Ele resolveu mudar de profissão, viu as necessidades do mercado, estudou, se preparou, teve paciência pra esperar sua hora e hoje atua como consultor (muito bom por sinal). Claro que isto não é muito comum e ele contou com uma boa dose de sorte, mas o que quero mostrar é que ele foi em direção a necessidade do mercado e a empresa teve a visão de dar a oportunidade para quem tinha o conhecimento específico que ela precisava. Ele tinha todo o conhecimento? Não, mas a empresa também investiu em treinamento interno para capacitá-lo ainda mais.

Segue matéria interessante da INFO Exame sobre este importante tema que me incentivou a escrever este post:


Para encerrar, ânimo para os que buscam melhores posições na carreira mas que não veem na formação superior a única porta de entrada ou permanência no mercado.

Busquem avidamente por CONHECIMENTO!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo!

Busquem o conhecimento!!!

Ass: ET Bilú

Jorge Hauser disse...

Olá Ricardo Tudo Bem?

Parabéns, muito bom seus artigos !

Termino Ensino Médio esse ano, e gostaria de ingressar na carreira de TI. Estou muito perdido nisso tudo, me passe seu e-mail para conversarmos melhor.

o meu é jorginho_52@hotmail.com

Aguardo Respostas!!

Obrigado