terça-feira, 27 de outubro de 2009

Realizar ou “Politicar”?



Primeiramente, desculpem a longa ausência.

No vai e vem de projetos e diferentes clientes, algumas experiências interessantes nos enriquece intelectual, mental, profissional e pessoalmente.

Isto por que estamos nos relacionando com pessoas a todo o momento e buscamos ser aceitos (mesmo que subconscientemente) e ansiamos aprovar as pessoas da mesma maneira, seja, na sua postura profissional, no café de corredor ou até no happy hour e com isto, procurar tirar o máximo de benefício em diversos aspectos, o chamado “Networking”.

Contudo, o nosso foco muitas vezes está na direção certa e optamos por caminhos que fazem parte do nosso perfil escolher, mas do outro lado está nosso interlocutor que pensa, decide e age de forma diferente, muitas vezes menos objetiva, mas que tem como pano de fundo uma postura mais política e acadêmica, principalmente para aqueles com alta formação e que estão em posições de liderança dentro das organizações.

Onde quero chegar? Para quem está numa posição de Realizar, ou seja, executar muito bem o planejado, se doando ao projeto, acompanhando de perto a equipe e entregando no prazo e no custo, tem em alguns casos muita dificuldade em se relacionar e fazer seu trabalho ser observado por pessoas de posições hierárquicas superiores ou até mesmo o cliente. Refiro-me àquele diretor que está preocupado com apenas com a visão macro da empresa e vê você como mais uma abelhinha operária da colméia.

Há situações em que para dialogar com estes profissionais precisamos mudar nossa postura verbal, tentar elevar o nível do diálogo para o que fique mais aderente ao entendimento deles e freqüentemente precisamos “Politicar” a relação. Umas das definições de Política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.

Nem todos concordam comigo, mas acredito que seja um dos caminhos para uma melhor comunicação e levar o outro a refletir um pouco mais sobre algo que falamos ou fizemos.

Hoje eu já progredi bastante neste sentido, mas ainda tenho dificuldades em certas situações. Mas o importante é buscar a melhora contínua.

Certa vez, um grande amigo me disse que TI é como saneamento básico. Fica de baixo da terra e ninguém vê ou se atenta para a importância, mas basta estourar um cano na avenida ou faltar água que todos caem de pau na prefeitura reclamando. Este amigo me ensinou que precisamos aprender rápido a mostrar, O QUE e COMO está sendo feito alinhando as expectativas.

Para isso, saber lidar com o diretor de alta formação acadêmica, de discurso polido e metafórico é muito importante para ao mostrar O QUE e COMO está sendo feito sejamos compreendidos.

Eu vou dançar conforme a música. REALIZAR e POLITICAR

Comentários são muito bem vindos!

Nenhum comentário: