sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Apple - Inovação e Design


É incrível a capacidade de inovação da Apple. Sempre surpreendendo com seus lançamentos, mais recentemente o Macbook Air, o laptop mais fino do mundo.

A Apple é diferente, pois não segue padrões tradicionais de mercado e tem a sua arquitetura fechada. Mesmo assim tem amantes inveterados pela sua tecnologia que não abrem mão da "Grande Maçã" em detrimento a outras.

Poucas empresas conseguem o que a empresa de Steve Jobs faz com muita competência, INOVAR.

Ela consegue criar o seu próprio eco-sistema tecnológico abrangendo todo tipo de tecnologia, criando seu hardware, sistema operacional, aplicativos e serviços associados a ele. Tudo o que grandes players fazem, como Dell, Sony e Microsoft cada um no seu mercado a Apple abraça tudo, com alta prioridade para o design, principal característica de seus produtos.

Todo o mérito deste sucesso é exclusivamente de Steve Jobs, um dos maiores inovadores tecnológico do mundo e o rapaz nem formado é, pode acreditar, ao contrário de outros que se formaram em Harvard ou Stanford, mas ele é um líder nato, que quando a Apple estava indo pro buraco retomou a presidência da companhia e deu a volta por cima.

Ahh e além de tudo isso, ele ainda criou a Pixar, empresa que cria filmes através de animação por compuatdor. Quem não já assitiu Procurando Nemo, Os incríveis, Monstros S.A e mais recentemente, Ratatouille.

Onde ele põe a mão é sucesso. Minha fonte de inspiração.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Restrição a Informação

Uma das maneiras de você divulgar suas idéias e opiniões é através de um blog como este.
Pra você ficar antenado aos acontecimentos, temos os sites de notícias independente do seguimento de mercado que atuamos.

Lendo o blog Assunto de CIO da Thais Aline Ceriori me motivou a escrever este post. O tema é muito interessante, sobre a restrição de acesso que os gestores de TI implementam em suas redes corporativas.

Como mencionei no início do post, divulgo meu blog para colegas de profissão, amigos e pra quem mais interessar e o que muitas vezes ouço: "Ahhh não tenho acesso a blogs no trabalho, é tudo bloqueado".

Claro que estas organizações devem ter uma Política de Segurança bem definida que dita a regra de quem acessa o que.

Mas há um paradoxo nesta história, pois escutamos muitas vezes das mesmas empresas que estamos na era da informação e que o profissional que detém a informação tem grandes chances de sucesso.

Tudo muito lindo e maravilhoso neste discurso, mas na minha opinião, empresas que bloqueiam blogs e sites de notícias interessantes (não inclua o BBB por favor!!!) estão justamente limitando o foco dos seus profissionais.

Reproduzo abaixo o que a Thais escreveu em seu blog. Ela foi muito feliz em seu comentário.

Já ouvi diversos CIOs e CSOs dizerem, orgulhosos, que em suas redes ninguém acessa nada que não seja trabalho. Em todas as oportunidades me preocupei e tive de me segurar para não entrar em uma longa discussão: afinal, os CEOs querem profissionais inovadores e inteligentes ou querem repetidores compulsivos de tarefas mecânicas? Quando escuto alguém dizer que sites de notícias ou mesmo blogs são conteúdos bloqueados em suas empresas pelo bem da produtividade, penso em "Tempos Modernos" e no que chamamos de sociedade da informação. Afinal, como podemos buscar profissionais pensantes, questionadores e, principalmente, inovadores quando usamos todas as ferramentas ao nosso alcance para proibir o acesso à informação?

O artigo na integra você encontra no link Assunto de CIO .

Mobilidade Corporativa

Tenho visto nos últimos tempos e lido, sobre uma evolução acentuada de organizações que promovem a mobilidade corporativa.

Em tempos de aplicações Web-based é difícil não trabalhar mais um pouquinho de noite, antes de dormir ou simplesmente enquanto navegamos na web com o laptop no sofá ou na beira da piscina (para os mais privilegiados).

A minha esposa pelo menos, reclama (quase sempre e com razão) quando estou na web e esqueço do tempo.
Sempre gosto de comentar ou escrever algo sobre este assunto: Até que ponto é benéfico estender as atividades do trabalho pela facilidade que as aplicações Web-based proporcionam?
Dependem de cada um equilibrar as coisas (e de quanto o chefe está no pé para entregar as coisas).

Eu como principal mantenedor do ERP onde trabalho e pelo sistema ser Web, fico tentado a acessá-lo quase que todas noites em casa para saber se está tudo em ordem e evitar encontrar surpresas no dia seguinte pela manhã. Qualquer probleminha posso resolver de casa mesmo pela rede Wireless que tenho. Possuo VPN, acesso a outros servidores, etc.

Muitos usuários que ficavam até bem mais tarde aqui na empresa, agora eles vão para casa, tomam banho, jantam com a família e terminam o que precisam entregar no dia seguinte.

Logo de cara vejo 3 benefícios simples:
1) Economia de energia, pois evita-se luzes acesas, computadores e ar-condicionados ligados até bem mais tarde.
2) Segurança. Em tempos de muita violência, o colaborador sai muito tarde da empresa e muitas vezes caminha sozinho até seu carro e pode ser surpreendido.
3) Produtividade. Sim, isso mesmo! A pessoa em casa com a cabeça mais tranquila tende a desenvolver melhor o trabalho e evita-se as interrupções que muitas vezes ocorrem se você ficar no escritório.