sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Uma nova bolha?


No final dos anos 90 houve uma enxurrada de investimentos em empresas de tecnologia iniciantes, as chamadas "startups". Empresas com nome engraçado e número de usuários expressivo conseguiam alguns milhões de capital de risco e nem um plano de negócios possuiam. Era a bolha da internet que explodiu e foi um quebradeira geral e bilhões foram para o ralo.

Pois é, parece que está acontecendo novamente. Algumas empresas estão conseguindo grandes quantias de capital de risco, sem nem mesmo antes terem um plano de negócios definido.

O caso mais notório é o Facebook, do jovem Mark Zuckerberg, que em 2004, até então com 19 anos, fundou o site de relacionamentos num quarto em Harvard.

O facebook foi de zero dólar, para 15 bilhões, pois a Microsoft comprou 1,6% de participação por 240 milhões. Isto determinou o valor atual da .com, apesar de sua receita ser um centésimo do valor, 150 milhões.
Esta jogada da Microsoft foi só para deixar o Google longe do negócio.
Há um ano atrás Zuckerberg havia recusado uma proposta de 1 bilhão do Yahoo! e todo mundo disse que ele estava maluco. Acho que não!!!

Outras empresas do Vale do Silício, estão com o mesmo destino, receber milhões em investimentos com base em número de usuários, não em receita.

A compra do Youtube pelo Google por 1,65 bilhões e poderia citar muitos outros exemplos.

Segundo pesquisas, as atividades do investidores de risco está em um nível dos mais altos da década. A Nasdaq cresceu 20% este ano.

A grande quantia de investimentos de risco estão em empresas que só existem na Internet, principalmente as com interação do usuário, a chamada web 2.0.

O que eu acho de tudo isso? Acho fantástico!! O mercado é assim mesmo, altos e baixos, mas só espero que os investidores olhem para outras empresas menos badaladas mas que agregam valor no nosso cotidiano virtual (que impacta no real). Senão, pode haver uma quebradeira de pequenas empresas.

Existe também benefícios nesta "bolha", mais oportunidades, empregos, motivação para novos empreendedores o que faz a economia crescer, na minha opinião.

Gostaria muito de ver a ousadia desses investidores em nossas startups tupiniquins, apesar que nosso nível de pesquisa e desenvolvimento está muito abaixo do Vale do Silício e lá estão os grandes cérebros. Mas sobre este assunto vou comentar em outra postagem.

Vamos aguardar para ver se a bolha é real ou apenas mais um reflexo dos bons ventos da economia mundial. E se ela explodir, que seja de alegria. Amém!!

Abs.

Nenhum comentário: