quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Generalista x Especialista
Quantas vezes ouvimos, de pessoas e empresas, que precisamos ser bons ou "o melhor" no que fazemos?
Pressupõem-se que devemos focar em uma área e nos desenvolvermos nela.
O discurso das empresas é que querem profissionais altamente qualificados. OK.
Pensando com os meus botões: "Para ser altamente qualificado, precisamos estudar (e praticar!) muito antes e durante a nossa carreira."
Mas quando vejo o que as empresas pedem como qualificação no processo de contratação, sendo sincero, fico confuso.
Querem um profissional que conheça de: VB, Java, Cobol, .Net, ASP, C++, C#, UML, RUP, ITIL, COBIT, PMI, 6 Sigma, ISO, SOX, SOA, Basileia, SQL, Oracle, MySQL, faça café expresso, malabaris no farol...ufa!!!!
Como ser bom em alguma coisa se precisamos nos desdobrar para suprir tantas exigências?
Afinal as empresas querem o generalista ou o especialista?
Estranho, pois falam em generalista (numa APInfo da vida você vai ver) mas na hora de contratar, buscam um especializado em determinada área. As vezes vice-versa.
Se tiver um problema no coração, vou procurar um cardiologista ou clinico geral?
A minha opinião é que depende dos objetivos profissionais de cada um.
Eu por exemplo tenho o perfil generalista, pois estou focado e me desenvolvendo para cargos voltados à gestão, projetos, gerenciamento e liderança. Pois o gestor não necessariamente precisa executar, mas deve saber os processos de execução para cobrar, respaldar e apoiar sua equipe.
Dos grandes nomes da Gestão de TI hoje, muitos nem vieram da área de exatas, mas possuíam habilidades que se sobrepunham ao tecniquês.
Pra mim, talento é talento, não importa a especialização. Mas sem dúvida que o especialista é importantíssimo neste processo. É o que nos orienta e nos dá o suporte para as decisões mais eficazes.
As grandes empresas procuram profissionais com visão mais ampla do negócio, mesmo que a pessoa seja especialista em algo.
Posso concluir o seguinte:
Seja especializado em algo, para ser referência, porém sem alienação, esteja antenado nas necessidades das empresas e busque se encaixar no "perfil".
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