terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Brasil puxando a fila.

Preparem-se!!

Nós profissionais de TI, principalmente no Brasil nunca tivemos um mercado tão favorável quanto agora para aproveitarmos as oportunidades que estão surgindo.

O Brasil está puxando a fila de investimentos das empresas globais. Claro que em parte pelos os EUA e Europa estarem em um momento não muito bom mas também por que o Brasil está mais forte.

Apesar de eu estar fora do país, tenho acompanhado noticiários, internet e conversado com colegas do Brasil para ter este termômetro, pois dizem que os projetos estão saindo da gaveta.

Não é apenas uma percepção minha e sim o que as próprias empresas relatam em diversas matérias. O Brasil é um mercado fortíssimo para investimentos pois é responsável por grande parte do faturamento e principalmente da remessa dos lucros para as matrizes.

Não vou puxar a sardinha só pro nosso lado hein. Como exemplo, veja o caso das montadoras brasileiras. Por que os carros brasileiros são tão caros e oferecem tão poucos recursos tecnológicos e conforto se comparados ao mercado europeu e americano? Você pode responder: "Por causa dos impostos que são muito altos!".

Em parte é verdade, mas a margem de lucro das montadoras aqui no Brasil são muito superiores e com isso o Brasil é responsável por grandes remessas de grana para as matrizes e elas não querem abrir mão desta grande fatia, pois em seus mercados locais muitas teem inclusive prejuízo. Claro que o consumidor brasileiro aceita esta condição pois muitos estão comprando o primeiro carrinho e é uma grande vitória e nem se importam se não tem ar-condicionado e direção hidráulica.
Como a renda aumentou o consumo interno também.

Onde quero chegar? Preferências e exigências de consumo à parte, o que este caso tem a ver com TI? Meus caros nossa visão tem quer ser global e não ficar restrito ao nosso mundinho do tecniquês, tenhamos visão de negócios.
O Brasil está forte e proporciona grandes oportunidades (apesar do PIB para 2011 não ser tão otimista, em torno de 4%). Com a crise dos países desenvolvidos os holofotes voltaram-se para nós (o caso das montadoras é apenas um de vários) e precisamos aproveitar este momento. Isto gera novas vagas, melhores salários e condições de trabalho. Simples assim!

Ahh e não esqueçamos das nossas empresas privadas, que estão aproveitando o aumento do consumo e investindo cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento e no crescimento sustentável contratando profissionais mais preparados para dar suporte administrativo, logístico e tecnológico. E não vamos esquecer das empresas públicas que também estão investindo pesado.

Portanto colegas, se preparem, estudem, sejam ousados, não tenham medo de arriscar e sair da zona de conforto, MUDE!

Não sabemos por quanto tempo esta maré estará a nosso favor pois a economia é volátil, então aproveitem!

Leiam a matéria abaixo, bem interessante.

Brasil sobe em ranking de TI




Sucesso!